Logística Reversa de Embalagens
As embalagens pós-consumo de um determinado produto são exemplos de materiais que podem ser melhor direcionados após o seu consumo final. Na Brandili, 100% das embalagens plásticas pós-consumo passam pela logística reversa por meio de compensação ambiental.
Assim, em uma parceria firmada com a New Hope Ecotech, a Brandili possui o direito de utilização do selo eureciclo pela sua contribuição para a economia circular e pela garantia de reinserir, no ciclo produtivo, a quantidade equivalente às embalagens comercializadas.
No ano de 2021, foram compensadas inicialmente 24,7 toneladas de plástico, quantidade que beneficiou 23 operadores de reciclagem. Em 2023, a Brandili compensou 22,96 toneladas do mesmo material.
Os impactos positivos dessa iniciativa vão além de questões ambientais, já que ela representa uma renda adicional média de 15% para os operadores de triagem que coletam, segregam e destinam as embalagens para a reciclagem. Dessa forma, a atividade se torna mais atrativa e aumenta a demanda por materiais reciclados.
Os parceiros também são acompanhados de perto quanto às condições de trabalho de seus colaboradores – já que muitos vivem em condições de vulnerabilidade – sendo expressamente proibido o trabalho infantil e/ou escravo, entre outros.