Nosso Jeito de Cuidar
No ano de 2013, a Brandili foi uma das empresas pioneiras da região a contratar imigrantes haitianos. No início, antes de aprenderem a língua local, os materiais institucionais eram traduzidos para o francês para facilitar a comunicação e a inclusão desses imigrantes. Muitos deles criaram vínculos com a comunidade e empresa, completando 6 anos de trabalho, e são destaques nos programas Valeu.
Atualmente, o número de imigrantes é menor, pois eles se deslocam conforme as ofertas de trabalho, mas ainda há famílias haitianas trabalhando na Brandili. A empresa também já contratou venezuelanos, paraguaios e cubanos.
Na temática inclusão e diversidade, a Brandili é referência: são 29 pessoas com deficiência contratadas com postos de trabalho adaptados e suas necessidades respeitadas. Além disso, a empresa também recebe reabilitados do INSS para treinamento.
Para prestar apoio em situações significativas, a Brandili conta com a área de Responsabilidade Social Interna. Esta, realiza encaminhamentos para tratamentos, orientações e disponibiliza recursos para consultas com psiquiatra, cestas básicas, apoio para aquisição de medicamentos, etc.
O Programa Mãe Amor é voltado para colaboradoras que estão grávidas, as quais recebem curso de gestante, cartilha, kit com roupinhas e produtos de higiene para o bebê, e concorrem ao sorteio de brindes. A Brandili concede ainda a licença-maternidade de 180 dias, em que a mãe fica 2 meses a mais com o bebê.
Em parceria com a creche do município, a empresa oferece auxílio-creche (ou babá) até os 36 meses de vida. Na volta da licença-maternidade, a colaboradora pode realizar adaptação, deixando a criança por períodos menores e acompanhando de perto o atendimento das profissionais da creche e alimentação.
Em caso de necessidade de empréstimos consignados, a Brandili possui convênio com instituição bancária, além de convênio farmácia e supermercado para compras com desconto em folha de pagamento. Na compra de produtos/roupas infantis na loja de fábrica, o colaborador possui descontos especiais, com parcelamento e desconto em folha (Programa Vantagens pra Você).
A empresa adotou o Programa de Compensação de Horas, no qual o colaborador pode se ausentar da empresa em caso de necessidade e, depois, repor essas horas. Dessa forma, não há prejuízos financeiros, perda em dias de férias e/ou repouso remunerado.
No Centro Administrativo de Blumenau (CAB), as jornadas de trabalho têm horários flexíveis, iniciando das 7h às 8h30, com saída das 17h às 18h30. Os Gestores (diretores, gerentes, coordenadores e supervisores) têm escala flexível e a possibilidade de realizar expediente na modalidade de home office.
Para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, a Brandili dispõe de uma Área de Saúde estruturada com: Médico do Trabalho, Clínico Geral, Assistente Administrativo Ambulatorial, Dentista (parceria Sindtêxtil), Fonoaudiologia e Laboratórios de coletas internas.
Anualmente, a empresa realiza campanhas preventivas e de conscientização:
Dia da Mulher: A Brandili valoriza mulheres guerreiras e suas histórias de vitórias que inspiram e motivam a ser melhor. Em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Apiúna, Blumenau e Otacílio Costa, a empresa oferece materiais informativos e exames realizados no próprio ambulatório da empresa.
Vacinação contra gripe: O colaborador recebe gratuitamente a vacina mediante sua reserva.
Outubro Rosa: Essa é a época de despertar para os cuidados com o corpo feminino e a luta contra o câncer de mama. Algumas ações realizadas pela empresa incluem: o uso de lenços na cabeça e também o envio de cartas de apoio para mulheres com câncer.
Novembro Azul: Os exames de PSA são custeados para todos os colaboradores acima de 45 anos. As campanhas de combate ao câncer de próstata têm o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a importância dos cuidados com a saúde. Para tanto, eles também contam com o apoio da equipe de saúde.
Programa Mãe Amor: O curso de gestantes é um momento especial para todos os envolvidos. Durante a roda de conversa, há sessão de fotos, coffee break e relatos de voluntárias do Banco de Leite, doulas e outras mães que compartilham suas histórias e experiências. Para demonstrar o verdadeiro Amor pela Criança, a Brandili oferece licença-maternidade e paternidade estendidas, de seis meses e vinte dias, respectivamente.
Rastreamento Mamográfico: Em parceria com a Unimed.
Dia da Fada do Dente: No período de férias escolares, o dentista da Brandili recebe os filhos de funcionários para um dia diferente. As crianças aprendem sobre escovação, hábitos saudáveis e alimentação saudável. Os pais são convidados para trazerem seus filhos no contraturno.
Programa Tempo de Estudar: A Brandili oferece escola dentro das dependências da empresa e subsidia as refeições, transporte e material didático dos colaboradores matriculados. Os familiares também podem participar do programa.
Transporte fretado: A empresa oferece mais esse benefício para todos os colaboradores. No Centro Administrativo de Blumenau (CAB), há ônibus fretado durante o horário de almoço para o shopping e os restaurantes próximos. Também é disponibilizado vale- alimentação para esses colaboradores.
No refeitório das unidades de Apiúna e Otacílio Costa, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) subsidia a alimentação e cobra apenas valores simbólicos (R$1,91 por refeição). O refeitório é terceirizado e conta com nutricionista para elaborar refeições equilibradas.
Além do buffet convencional, o refeitório oferece opção light, de massas, lanches, sucos e sobremesa. Como o expediente nas fábricas inicia às 7h, existe também a opção de café da manhã. Basta o colaborador fazer a reserva para as opções diferenciadas.
Tempo de empresa: Mensalmente, a Brandili oferece seu agradecimento e celebração para os colaboradores que completam 1, 5, 10, 15 e demais anos de empresa (múltiplos de 5). Eles recebem um cartão de agradecimento assinado pelos colegas, um pin (botton) do respectivo ano de comemoração para fixar no crachá e a publicação do seu nome nos murais internos da empresa e no grupo exclusivo de colaboradores no Facebook, o grupo Nossa Gente Brandili.
Os gestores recebem um roteiro com orientações e dicas de como fazer o agradecimento e a comemoração deve ser realizada na área. Os gestores e colegas de trabalho fazem o registro da entrega do cartão e homenagem com fotos no grupo do Facebook e colegas de outras áreas aproveitam para também prestar sua homenagem.
Os colaboradores que completam 10, 15, 20 anos ou mais ainda recebem um agradecimento especial. Antes da pandemia, esse agradecimento acontecia no formato de um evento realizado semestralmente de forma presencial que reunia colaboradores homenageados, gestores e diretores.
Em 2020, o evento passou a ser uma ação mensal que une o colaborador e a sua família, onde eles podem celebrar juntos. A empresa entrega, diretamente na casa do colaborador, kits que variam conforme o tempo de casa. Também é enviada uma carta de agradecimento assinada pelo diretor geral da empresa e há a postagem no grupo Nossa Gente Brandili